quarta-feira, fevereiro 14, 2007

A gata e o rato



Esse filme da briguinha de gato & rato entre o “mago” e a Dra. Paletó eu já vi antes. É sempre assim quando se trata da disputa pelo poder. Meu avô sempre disse: “dois bicudos não se beijam!”. É engraçado como dois tremendos gananciosos feito eles foram parar ao mesmo tempo no mesmo partido, o glorioso PSB, de saudosa influência comunista/socialista.

Isso mostra um pouco o processo de degeneração ideológica porque passou a maioria dos chamados “partidos de esquerda” no Brasil. As legendas passaram a ser loteadas pelos capas-pretas remanescentes do velho “regime”. No caso do arranca-rabo entre o prefeito e a vereadora, acho que a questão é mais umbilical mesmo.

Lembro-me de quando estava na Bahia, o “mago” passou por um constrangimento parecido a esse que ele está infligindo à advogada nossa, quando a máfia do PT local começou a pressioná-lo para sair do partido do presidente Lula. Ricardo resistiu até onde pode e depois resolveu se desligar da legenda petista.

O discurso dos algozes de Coutinho era semelhante ao que ele usa agora para defenestrar a vereadora: ela não aceita se submeter ao centralismo “democrático” do partido. Efetivamente, Nadja tornou-se uma oposição isolada dentro do próprio PSB, assumindo na Câmara uma posição crítica em relação ao “companheiro” prefeito.

Coisa parecida ocorreu com o vereador Professor Paiva, que estando filiado ao PT, não rezava a cartilha do partido e fez oposição sistemática ao “mago”, mesmo tendo o PT na “base aliada”.

Ficou claro que a legenda se tornou pequena demais para os dois. E o PSB tomou o partido de Ricardo (sem trocadilhos) porque ele é simplesmente hoje a principal estrela do partido no Estado, com influência direta, inclusive, no Palácio do Planalto.

Espera-se que Nadja opte por se transferir para uma sigla mais “combativa” (ainda existe isso?), para firmar de vez seu rótulo de contestadora e crítica. Com a briga perde principalmente o eleitor do PSB que votou nos dois pesando tratar-se de líderes sintonizados com os anseios populares, mas descobriu que suas ideologias foram formatadas verdadeiramente com foco nos respectivos umbigos.