sábado, junho 18, 2011

Iemanjá saudada em Tambaú

Odoyá: mulheres presenteiam Iemanjá em Tambaú (Foto: Fabiana Veloso)
Participantes do II Encontro Nacional de Mulheres do Axé, que acaba hoje em João Pessoa, realizaram no período da manhã uma saudação especial à Iemanjá, nas areias da praia de Tambaú. Um cortejo de religiosos de matriz africana, especialmente candomblé e umbanda, fez a entrega ao mar de um grande balaio de flores, destinado à orixá praieira. Segundo Mãe Elza, de Olinda (PE), as oferendas levadas ao mar não têm mais frascos de perfumes, nem joias ou qualquer outro material não-orgânico. "O perfume está sendo borrifado nas flores e além disso vão apenas frutas e outros ingredientes sagrados", explica a cultuadora de Iemanjá. Uma pequena jangada guiada por um pescador local serviu de transportes para lançar a oferenda às águas.

O evento reuniu, durante dois dias, no auditório da PBTUR,  mulheres ligadas às religiões de matriz africana de vários estados brasileiros. O encontro é uma realização da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde e da Associação Cultural do Ilê Axé Omidewá, com produção do Grupo de Mulheres de Terreiros Ialodé, com apoio do Governo da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa e do Laboratório Hemato.

///////////////////
SINTRICOM invadido

Na madrugada da sexta pra esse sábado, amigos do alheio invadiram a sede do Sindicato dos Trabalhadores  na Construção Civil de João Pessoa (SITRICOM) e fizeram o rapa levando equipamentos de informática. O arrombamento ocorreu pela sala onde funciona a sede da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária na Paraíba (ABRAÇO-PB). Segundo os diretores do sindicato, a invasão foi denunciada à polícia e serão instalados sistemas de alarme e vigilãncia eletrônica.

////////////////////////////////

Comunidades ganham programa de rádio

Estreou na tarde deste sábado, às 14 horas, na Rádio Tabajara AM, frequência 1110 KHz, o programa "Alô Comunidade!", destinado exclusivamente para ssuntos comunitários. Em sua primeira edição o programa tratou de temas como saúde da mulher, violência e conferência distrital de saúde. O programa veio recheado com músicas regionais, com destaque para o compositor e músico campinense Toninho Borbo. Apresentado por Fábio Mozart e Clévia Paz, o programa foi editado pelos radialistas comunitários e Marcelo Ricardo e Ricardson. Fabiana Veloso, Marcos Veloso e eu somos os editores. O programa é uma realização da ABRAÇO-PB, em parceria com a Associação Cultural Posse Nova República e Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba , de Itabaiana.