quarta-feira, maio 18, 2011

Motim no SINDJORCE

Claylson: Alvo do fogo-amigo (Arquivo SINDJORCE)


Deborah Lima: ex-presidente (Arquivo FENAJ)


Em menos de um ano depois da última eleição para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Ceará,ocorrida em julho passado, uma grave crise interna pode levar a entidade a realizar novas eleições dentre em breve. É que diretores da entidade se amotinaram contra o atual presidente, Claylson Martins, acusado de agredir moralmente a jornalista Angela Marinho, integrante da Comissão de Ética daquele sindicato. O pivô dos desentendimentos teria sido o corte de uma ajuda de custo, no valor R$ 1.519,49 mensais, que o SINDJORCE oferece ao presidente da entidade. Os diretores alegam que o corte ocorreu apenas por motivos de contenção de gastos, tendo em vista que o saldo negativo da entidade é hoje de R$ 33.462,25.

"No último dia 09 de maio, em meio a uma discussão, o repórter fotográfico Evilázio Bezerra partiu para agressão física, fato injustificável, alegando que eu teria prejudicado a imagem do sindicato do Ceará junto à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Em minha correspondência à Fenaj, relatei os casos de abusos, intimidações e desmandos aqui ocorridos. Na verdade, usam este argumento para tentar explicar outro ato injustificável: o golpe e minha destituição do cargo de presidente da entidade por não concordar com as práticas aplicadas ao longo dos últimos anos. Tentam, também, a nível nacional, dificultar a relação dentro da diretoria, a exemplo do que ocorre aqui", relata Martins numa carta-aberta distribuída essa semana nas redações cearenses.

O presidente acrescenta: "Com uma diretoria quase que inteiramente formada pela ex-presidente, a maioria dela é ampla. Subitamente, talvez por este motivo, diretores deixam de reconhecer que houve a agressão, registrada em BO e em exame de Corpo Delito para que haja um resguardo mínimo dos meus direitos enquanto pessoa, valores que deveriam ser defendidos por toda a diretoria. Surpreende-me que esbravejem em defesa dos trabalhadores agredidos em manifestações- e assim deve ser - e deixem que o mesmo ocorra de forma silenciosa, covarde e ardil dentro do próprio sindicato. Como se pode pregar uma coisa e praticar outra?".


"Espanta-nos também como uma atitude responsável com as finanças do sindicato tenha sido interpretada pelo presidente como uma tentativa da diretoria de forçá-lo a renunciar. Aliás, se isso ocorrer, nenhum dos diretores poderá assumir o cargo do atual presidente, já que o Estatuto do Sindjorce, em seu artigo 23 prevê, nesses casos, a convocação, num prazo de 30 dias, de nova eleição para preencher a vacância até o fim do mandato. Portanto, a versão de tentativa de “golpe” é refutada pelo próprio Estatuto da entidade", rebate texto dos diretores amotinados publicado no site do SINDJORCE
Martins é também diretor do Departamento de Relações Internacionais da FENAJ, que ainda não se manifestou sobre o caso.

/////////////////////////////////////////////////////

Blogueiros, uní-vos!


Nesta sexta-feira, 20, no auditório da PBTUR, localizado no bairro de Tambaú, acontece o Encontro de Blogueiros e Redes Sociais na Paraíba. A promoção do evento é do Centro de Estudos Barão de Itararé. A programação inclui debates, oficinas de blogs e de redes sociais, além de apresentação sobre assessoria jurídica para blogueiros. Entre os convidados está o governador Ricardo Coutinho (PSB). No dia seguinte, em Olinda, o encontro se repete no auditório Ribeira do Centro de Convenções, com a presença do jornalista Paulo Henrique Amorim. As inscrições são gratuitas e mais informações podem ser obtidas através do hotsite http://www.blogueiros.net.br.

//////////////////////////////////////////////////////////

Wikileaks tabajara

A impressão que tenho é que o colunista Rubens Nóbrega (Jornal da Paraíba) exerce um papel semelhante ao do editor do Wikileaks, guardadas as devidas especificidades de conteúdos e do meio. Isso é imprescindível para a saúde da nossa democracia. Sobre sua coluna da semana passada entitulada "Transparência zero", acho que o novo governo deveria adotar a estratégia que a Petrobras e, agora também, a Infraero usam para responder questionamentos enviados pelos jornalistas sobre temas polêmicos, publicando as respostas em seus respectivos sites oficiais. Veja aqui: http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D58679%26Editoria%3D8%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D6359903001%26fnt%3Dfntnl

//////////////////////////////////////////////////////
Carros oficiais com placa de fora
Uma outra coisa que tem me incomodado muito na nova gestão estadual é aquela velha historia de alugar carros para o serviço público. É só dar uma passada lá no Centro Administrativo pra perceber a quantidade de carros locados. O pior: todos com placas de fora da Paraíba, o que significa que o próprio Estado sabota seu  recolhimento de impostos ao alugar veículos emplacados em Natal, BH ou Curitiba... Alguém poderia nos explicar que lógica é essa?

//////////////////////////////////////////////////

CONSEA-PB DISCUTE MERENDA
O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Paraíba (CONSEA-PB), realiza assembléia geral ordinária do mês de maio  hoje, a partir da 14 horas, na Casa dos Conselhos, que fica na rua Visconde de Pelotas, nº 58, Centro, Praça Dom Adauto, fone: 3218-5630; para cumprimento da seguinte pauta: 1 - Encaminhamentos para a 3ª CESAN; 2 - Discussão sobre o problema da Merenda Escolar juntamente com o Conselho de Alimentação Escolar do Município de João Pessoa e do Estado e o Consea de João Pessoa; 3- Apresentação do Relatório da Audiência sobre a Colchonilha do Carmim; 4- Informes.