terça-feira, setembro 20, 2011

Saúde negra discutida em SP

Professor Eduardo: protagonista (Foto: Dalmo Oliveira)
Com a aproximação da 14ª Conferência Nacional de Saúde, no final de novembro em Brasília, os movimentos sociais negros e as redes de controle social, começam a afinar seus discursos para apresentação das demandas relacionadas às políticas públicas para saúde da população negra.


Nesta perspectiva, cerca de 50 ativistas de todo Brasil se encontram em São Paulo (SP) até a quinta, 22, num evento preparatório para a referida conferência. Hoje ocorreu discussão sobre financiamento do SUS. No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos, onde será discutido racismo institucional, marcos regulatórios, acolhimento e humanização.


Pela manhã, o evento recebeu a visita de Eduardo Ferreira de Oliveira, o primeiro vereador negro da cidade de São Paulo, eleito em 1963. Ele também é o autor do Hino da Negritude e se diz prejudicado em sua cidadania por conta do golpe de 1964."Nossa lutas são sempre longas, amargas e difíceis, mas são lutas de glória", disse Oliveira, hoje bem disposto aos 86 anos.