terça-feira, setembro 11, 2007

Seminário discute importância da cobertura de ciência e tecnologia na mídia regional
















O jornalista Dalmo Oliveira vai falar sobre jornalismo científico
na comunicação corporativa


Jornalismo científico na mídia regional é o tema central do seminário que acontece na próxima quarta – feira, 12 de setembro, a partir das 15 horas, no auditório da Embrapa Algodão, no bairro do Centenário, em Campina Grande. O evento tem o apoio da Embrapa e da Universidade Estadual da Paraíba.
Três painelistas abordarão temas relacionados à questão: o primeiro deles será o professor Cidoval Sousa (UEPB), que vai falar sobre “Educação & Divulgação científica”. Em seguida é a vez do professor Luíz Custódio (UEPB), que vai discorrer sobre “Mídia regional e notícia rural”. Para finalizar, o jornalista Dalmo Oliveira (Embrapa) apresenta considerações sobre o “Jornalismo científico na Comunicação empresarial”.
“Cada vez mais a mídia regional vê crescer sua importância no âmbito da comunicação social. Campina Grande é um exemplo rico dessa realidade, onde veículos locais e jornalistas formados na própria cidade assumiram há um bom tempo esse papel de protagonistas da divulgação midiática”, diz Dalmo Oliveira, assessor de comunicação da Embrapa e diretor do sindicato dos jornalistas no Estado.
Ele ressalta que o jornalismo científico e a divulgação de ciências na mídia regional ainda acontece de forma espontânea e pouco sistemática. “Esse tipo de cobertura precisa ser profissionalizada nos veículos locais já que Campina Grande é, inegavelmente, um pólo reconhecido de produção científica e tecnológica”, afirma.