quarta-feira, julho 20, 2011

Direito à alimentação saudável será discutido em conferências

No próximo domingo, 24, acontece a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa, durante o dia inteiro, no Auditório da Reitoria da UFPB. O Tema central é “Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos”.

Três eixos nortearão as discussões. 1 – Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; 2 – Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; 3 – Sistema e Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Mesmo não tirando delegados para as estapas posteriores, o evento vai servir como preparação para a 3ª Conferência Estadual, programada para ser realizada nos dias 22, 23 e 24 de agosto, no Convento Franciscano de Santo Antônio de Ipuarana, em Lagoa Seca. A Conferência Estadual visa a elaboração do plano de segurança alimentar da Paraíba. Ela antecede a Conferência Nacional, prevista para o período de 7 a 11 de novembro, em Salvador (BA).

Para outras informações, os interessados poderão entrar em contato com o Consea-PB através dos endereços de e-mail conseapb@yahoo.com.br ou conseapb@gmail.com, ou pelos telefones (83) 3218-5630 e (83) 3211-8758.

Movimentos sociais são tema de seminário em Educação na UFPB

No período de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Auditório e nas salas de aula do Centro de Educação da UFPB, Campus de João Pessoa, vai acontecer o  VI Seminário Nacional de Educação e Movimentos Sociais. . O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-CE-UFPB), As inscrições para o seminário podem ser feitas até 30 de outubro. O site do evento é http://www.wix.com/6sems2011/6sems2011#!vstc0=programacao

Outras informações podem se obtidas pelo telefone (83) 3216-7140, pelo e-mail 6sems2011@gmail.com

////////////////////////////////
Com informações da Agência de Notícias da UFPB: http://www.agencia.ufpb.br/vernoticias.php?pk_noticia=12870

Clandestinos africanos são detidos em Cabedelo

A Policía Federal deteve ontem à tarde, em Cabedelo, três cidadãos oriundos da República da Guiné. Depois de ouvidos pelo delegado Wilemar Rodrigues, os imigrantes foram conduzidos para o Centro de Ensino da PM, em Mangabeira, onde devem cumprir detenção provisória até a data da deportação. Segundo a imprensa local, os detidos foram submetidos a exames de saúde e  de sangue para checar se possuiam alguma doença contagiosa.
O que se observa é que esse tipo de notícia e de procedimento não ocorre com outros imigrantes ilegais, mas que é uma prática corriqueira com os africanos. Seria interessante se o Conselho de Promoção da Igualdade Racial do Estado ouvisse os estrangeiros detidos essa semana, para verificar se seus direitos básicos estão sendo garantidos.

Documentário com Abdias Nascimento

Ativista tem prêmio nacional de jornalismo com seu nome



O Ateliê Multicultural de Nai Gomes promove nesta quinta-feira, 21, a partir da 19 horas a exibição do filme documentário "Abdias Nascimento - Memória negra", que tem direção e roteiro de Antonio Olavo, que conta a trajetória do histórico militante negro nascido em 1914, cuja obra e atuação politica ao longo do século XX são essenciais para a compreensão da importância do negro na sociedade brasileira.

O documentário é baseado em depoimento gravado em 2005, e registra passagens importantes da longa trajetória de vida de Abdias Nascimento em defesa do povo negro.

Local: Ladeira da Borborema 101 –Centro de João Pessoa. Mais detalhes pelo: 8822.4866