quinta-feira, junho 02, 2011

Belo Monte inicia represa

Foto aérea do local onde a Usina será erguida (Fonte:http://www.biologando.com.br)

Depois da aprovação açodada na Câmara dos Deputados do novo Código Florestal, o setor ambientalista brasileiro recebeu mais uma notícia preocupante essa semana: a liberação pelo Ibama da construção da hidrelétrica de Belo Monte, em pleno Parque Nacional do Xingu, no Pará. Passo a passo o país vai avançando no uso "sustentável" de seus últimos recursos naturais. O padrão de sustentabilidade adotado pelo Governo e pela iniciativa privada não corresponde aos anseios e pesquisas da comunidade científica ambiental nacional e estrangeira. Todo o manejo ambiental está refém da demanda produtiva capitalista. Com a imensa riqueza natural e de biodiversidade que ainda desfrutamos, o país pode estar escancarando ainda mais as chances para uma degradação ambiental irreversível.
//////////////////////////////////
Toninho: persistente no circuito alternativo da
música paraibana (Foto: Valdívia Costa)



Borbo interpreta Zé Lins

Numa apresentação intimista, Toninho Borbo tocará mais uma vez com o seu inseparável violão na capital paraibana, João Pessoa. O show acontece dentro da programação da Semana José Lins do Rego, uma homenagem ao autor de Menino de Engenho idealizada pela coordenação de música da Fundação Espaço Cultural. Toninho toca amanhã, sexta-feira, dia 3, a partir das 20h. Para o show especial, o músico campinense compôs uma letra exclusiva, uma ciranda chamada "A moenda emenda". Simplesmente imperdível!

Secom tem nova diretora de jornalismo

Andréia trabalha agora para o Governo do Estado (Foto: Portal WSCOM)
A jornalista mineira Andréia Barros é a nova diretora de jornalismo da Secom estadual. Ela deixa a editoria geral da Revista Politika, do radialista e multimídia Fabiano Gomes. Barros também passou pela redação do Portal WSCOM e da Revista Nordeste. O blog apurou que Barros teria saído da WSCOM magoada pela dificuldade que teve em receber todos os direitos trabalhistas pelos anos de serviço na empresa do jornalista Walter Santos. Ano passado Andréia conquistou o primeiro lugar no Prêmio BNB de Jornalismo, com matéria publicada na Revista Nordeste, abordando o tema inovação tecnológica.

Larte premiado


Cerqueira: lixo extraordinário (Imagem: Rede Paraíba)

O repórter Laerte Cerqueira (TV Cabo Branco) venceu o Prêmio Especial do Júri no Prêmio Sebrae de Jornalismo, em cerimônia ocorrida ontem em Brasília (DF). "Garrafa Pet" é o título da matéria premiada que mostra aspectos da reciclagem do plástico e de como paraibanos vivem da coleta desse tipo de "lixo". A reportagem foi realizada nos meses de setembro e outubro de 2010 e transmitida no JPB 2ª Edição. Além de Cerqueira, participaram da edição da matéria Jocélio Oliveira (produtor), Welligton Campos (cinegrafista), Marcos Cardoso (assistente), Eufênia Teresa, Carlos Alberto e Thiago Martins (editor de imagem), Wister Galvão (videografista) e Eisenhower Almeida (edição).
////////////////////////////



Edney Silvestre em Campina
Silvestre: global estará na
 Paraíba (Foto:http://uepb.edu.br)
 
O professor Luiz Custódio da Silva confirmou a presença do jornalista Edney Silvestre, da Rede Globo na conferência de encerramento do 8º Seminário “Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular”. O evento vai ocorrer entre os dias 09 e 10 de junho, no Teatro Rosil Cavalcanti, em Campina Grande, numa realização do Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Estadual da Paraíba. A palestra acontecerá às 18h do próximo dia 10, no teatro que fica incrustado no complexo do Parque do Povo. O seminário se consolidou como evento acadêmico importante no cenário comunicacional da Região. Custódio, depois de aposentar-se pela UFPB, deu uma nova dinâmica ao universo acadêmico da Comunicação na Paraíba ao ingressar na UEPB, onde resgatou, particularmente, os estudos culturais pelo viés da Folkcomunicação, disciplina criada pelo pioneiro pesquisador pernambucano Luiz Beltrão.