quinta-feira, junho 09, 2011

Comunicação comunitária premiada

Gilberto, primeiro à esquerda (Foto: Dalmo Oliveira)
O blog da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares vai premiar anualmente pessoas e entidades que se destacarem nas rádios comunitárias na Paraíba em diversas categorias.Para concorrer, as rádios devem responder a um questionário, que será avaliado pela equipe do blog. O prêmio será entregue em cerimônia a ser realizada em novembro próximo. "O blog vai garimpar o melhor comunicador, a melhor programação nos segmentos cultural, de gênero, esportivo, jornalístico, e a melhor avaliação da comunidade.Os vencedores receberão troféu e diploma de honra ao mérito da comunicação comunitária. A distinção é representativa do reconhecimento ao trabalho das rádios comunitárias pelo muito que têm feito pela cultura e pela comunicação democrática no nosso Estado”, diz Gilberto Bastos, editor do blog.
///////////////////////////////////////////////////////////

Terror na SUDEMA

Campanha anti-assédio moral
Preocupante a notícia sobre o assédio moral que o jornalista Alex Marcio está sofrendo na SUDEMA. Com mais de 25 anos como assessor de imprensa do órgão, servidor concursado, Alex é um defensor dos interesses do órgão. O jornalista tem pós-graduação em Educação Ambiental. mas agora foi removido para o setor de serviços gerais do órgão. Crítico e com aguçado senso de cidadania, Alex Marcio nos deu a honra de compor em 2008 a chapa NOVOS RUMOS, de oposição no Sindicato dos Jornalistas. Essa não é a primeira vez que Alex é perseguido depois de mudanças na direção da SUDEMA. O que mais preocupa é saber que a prática de assédio moral parece ter sido transferida da PMJP para a administração estadual, com a chegada dos socialistas ao poder executivo paraibano. Lamentável!

//////////////////////////////////////////////////////////
Pelo Rio

Eu, Carlos e Elis pós-almoço na Gávea
Passo a semana no Rio de Janeiro. Vim à trabalho para uma reunião promovida pelo Ministério da Saúde relacionada à doença falciforme. Cheguei na segunda à noite, indo direto para o Hotel Califórnia Othon, na altura do Posto 4 em Copacabana. Na terça-feira tivemos reunião o dia inteiro e sequer deu tempo pra curtir o mar. Na quarta de manhã fui encontrar com amigos jornalistas na Embrapa Solos, no Jardim Botânico. Almoçamos juntos, eu, Carlos Dias e Elisângela Santos num restaurante japonês, na Gávea.
Taças do Mengo super-campeão (Foto: Carlos Dias)
Depois do rango fui ao Clube de Regatas Flamengo com Carlos que, assim como eu, é apaixonado pelo time do urubu. Ele me explicou que a nova diretoria do CRF está promovendo uma reforma na sede do Clube. Revelou que não votou na Patrícia Amorim, atual presidenta, mas que está bastante satrisfeito com o modo com que ela vem conduzindo a instituição. Minha missão era comprar uma camisa nova do Mengão, então fomos à lojinha que fica ao lado do parque aquático. Depois fomos à loja da Olimpikus que foi instalada na entrada pincipal do clube. Um verdadeiro shopping temático para os flamenguistas. Acabei compramdo mais do que planejara.

Tasca do Edgar: rango massa!
No início da noite me hospedei no Hotel Laranjeiras, bem no coração do bairro do Fluminense. É o típico bairro carioca, cheio de botecos e restaurantes. O Rio me parece uma cidade mais em paz consigo mesma. Menos estressada e estressante. A greve dos bombeiros e a conquista do título da Copa do Brasil pelo Vasco da Gama dominam as dicussões públicas no momento. O clima está frio com o inverno chegando e temperaturas de 16 graus na madrugada.



//////////////////////////////////////////////////////////////////////



Salvatti reune setor pesqueiro na SFA-PB*
Hermes e Salvatti (Foto: Amara Alcântara)
Na manhã desta quarta-feira, dia 08, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, manteve reunião com o setor pesqueiro paraibano no auditório da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-PB).
A reunião teve como objetivo ouvir as lideranças do setor pesqueiro e aquícola da Paraíba. Associações de pescadores artesanais e de marisqueiras e representantes da pesca esportiva, tiveram a oportunidade de dialogar com a ministra, que respondeu as questões levantadas por todos.
A ministra lembrou que o Ministério da Pesca é novo, tem apenas dois anos, por isso precisa estabelecer parcerias para estimular o setor pesqueiro no Brasil. Salvatti disse esperar contar com o apoio da iniciativa privada, de instituições como o SEBRAE, e ministérios, como o da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Hermes Barbosa, titular da SFA-PB, que também recepcionou a ministra, disse que a Superintendência está dando todo o apoio possível para que o Ministério da Pesca avance em sua missão também na Paraíba.

* Com colaboração de Amara Alcântara



///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

UFPB lança livro sobre democratização da comunicação*


No próximo dia 16, às 9h, no auditório da UFPB Virtual, localizado por trás da Reitoria, as jornalistas Sandra Moura e Madrilena Feitosa, da TV UFPB, lançam livro que traz as primeiras contribuições dos paraibanos para a construção de um modelo de televisão pública para a Paraíba. O livro, organizado por Moura, diretora do Pólo Multimídia da UFPB, e Madrilena, sistematiza as primeiras contribuições da sociedade para a futura programação da TV UFPB. Nessa obra, os leitores vão ter acesso a todas as discussões do I Fórum Paraibano de TVs Públicas na Era Digital, realizado na UFPB, e que se traduz como a primeira iniciativa, da qual se tem conhecimento, em nosso Estado, em que um canal de tevê convida os cidadãos para opinarem sobre os conteúdos que serão veiculados pela emissora.

Ao acessar as páginas do livro, o leitor encontra uma abordagem atual e esclarecedora sobre o processo de migração das TVs, do sistema de transmissão analógico para o digital, em franca expansão no país, com informações sobre as novas funcionalidades e potencialidades que a digitalização proporciona e que possibilitam uma maior interação do telespectador como esse meio de comunicação.

Também na mesma obra são disponibilizados conteúdos sobre regulamentação, financiamento e propaganda nas TVs públicas; produção audiovisual da Paraíba; programação regional e integração de conteúdos, além de controle social da mídia. Todos esses temas foram abordados por diversos representantes da sociedade civil e estão fartamente reproduzidos nas 160 páginas do livro.

Dentro da programação do lançamento, o Pólo Multimídia da UFPB e o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba  trazem à João Pessoa o presidente do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), Celso Schröder, para debater “O papel da sociedade na construção da TV Pública”.

A palestra de Celso Schröder, que também é presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, é uma dentre as ações do Pólo Multimídia da UFPB visando reunir todos os segmentos da sociedade civil organizada em torno da discussão de um modelo de televisão pública, democrática, interativa e de qualidade, num momento em que a TV UFPB se prepara para transmitir a programação da TV Brasil, em sinal aberto, a partir do segundo semestre.

No decorrer da palestra de Celso Schröder, o movimento social organizado e representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário vão discutir o papel social na construção da TV Pública, uma oportunidade para que os paraibanos digam como querem participar da TV UFPB ou, em outras palavras, como desejam ser vistos na nova fase da programação da emissora.

* Com relise da ASCOM/ UFPB (producaotvufpb@gmail.com)

/////////////////////////////////////////////


Lyceu em transe

A exoneração do diretor do Lyceu Paraibano, professor Abraão, é o mais novo episódio que confirma o caráter intransigente e autoritário do atual governo estadual e, mais uma vez, a gestão socialista dá motivos para o protesto de segmentos da sociedade. O afastamento do diretor mostra a inabilidade do staff socialista com as críticas e com a liberdade de expressão.

///////////////////////////////////////////////////

Os grampos da AL

Já a denúncia de grampos no gabinete do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, traz à tona um tema sombrio herdado da ditadura militar brasileira. É necessário que o Ministério Público e a Polícia Federal entrem nesse caso. A arapongagem, denunciada inicialmente pelo deputado Anísio Maia (PT), é uma prática covarde e temerosa. Além de atentar contra a privacidade dos parlamentares, funciona como mecanismo de inibição de grupos em disputa ideológica. É gravíssimo!