quarta-feira, junho 15, 2011

MAPA adquire camionetas para inspeção e fiscalização

Foto: Dalmo Oliveira




A Superintendência Federal da Agricultura na Paraíba (SFA-PB) inicia nos próximos dias a distribuição de 26 camionetas, do tipo 3X4X4, para as superintendências dos estados do Norte e Nordeste. Os veículos já se encontram no pátio do órgão, na Estrada de Cabedelo, próximo ao Forrock.
Segundo o superintendente Hermes Barbosa, os veículos foram adquiridos com o objetivo de reforçar o trabalho de fiscalização do Programa Nacional de Defesa Agropecuária e devem ser utilizados também pelos fiscais federais na inspeção de produtos de origem animal.
“As camionetas darão um apoio substancial aos estados da Região no intuito de que o Nordeste saia da condição de área de médio risco, passando para o status de área livre com vacinação, em relação à febre aftosa, uma das grandes metas do Ministério da Agricultura para esse ano”, diz Barbosa.
Os veículos serão distribuídos da seguinte forma: o Ceará receberá sete camionetas, Alagoas terá cinco, Sergipe e Acre ficarão com quatro cada, Paraíba e Maranhão terão direito a três Rangers. O investimento total ficou em torno dos R$ 3 milhões.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Mulheres  de  Axé se encontram na PB



Na próxima sexta e sábado, 17 e 18 de junho, ocorre, em João Pessoa, o II Encontro Nacional Mulheres de Axé. Segundo as organizadoras, o objetivos central do evento é ampliar a participação das mulheres de terreiro nas Conferências de Políticas para a Mulheres e nas Conferências de Saúde, fortalecendo o protagonismo das mulheres de terreiros nos espaços de controle social de políticas públicas.

O encontro é uma realização da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e do Centro Cultural Afro-Brasileiro Ilê Axé Omidewá, da yalorizá Lúcia Oliveira de Oxun. Com o apoio do Ministério da Saúde (SEGEP e Departamento de DST-Aids e Hepatites Virais), da Fundação Cultural Palmares (Ministério da Cultura), da SEPPIR, da UNFPA, da Secretaria estadual de Políticas para Mulheres e da Casa Civil do Estado da Paraíba, o evento ocorre no Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa. Veja a programação:

Dia 17 de junho de 2011(sexta)

- 08:30h - Mesa de Abertura

- 09:30h – Mulheres e Racismo: revisitando as desigualdades de gênero e raça – Jurema Werneck/Criola

- 11:00h – Direitos Sexuais e Reprodutivos – Fernanda Lopes - UNFPA

- 12:30h – Almoço

- 14:00h - O processo de feminização da epidemia de HIV/Aids no Brasil- Damiana Bernardo de Oliveira - Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde

- 15:30h – Mulheres de Axé e as ações do Ano Internacional dos Afrodescendentes – Mãe Nilce de Iansã

- 16:30h – Programação cultural


Dia 18 de junho de 2011(sábado)

- 08:30h – Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida – Mãe Lúcia de Oxum(Omidewa)

- 09:30h – A participação das mulheres de terreiros na XIV Conferência Nacional de Saúde e na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres – SEGEP-MS e Ekédi Vera Baroni

- 12:30h - Almoço

- 14:00h – Por uma agenda de ações a nível nacional para as mulheres de axé - Mãe Ofá e Mãe Jane de Iansã


- 16:00h – Encerramento e programação cultural
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Jornalistas à rua!

A FENAJ e Sindicatos de Jornalistas de todo o país realizam hoje, em Brasília, ato político de protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que extinguiu, há dois anos, a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. O movimento reivindicará a tramitação e aprovação da PEC 33/09 no Senado e da PEC 386/09 na Câmara dos Deputados.

///////////////////////////////////////////////////

Impasse na Embrapa
Servidores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) devem realizar na próxima semana três dias de paralisações a partir da segunda-feira, 20. Em Campina Grande, onde funciona a Embrapa Algodão, os servidores aprovaram o indicativo de greve esta semana. Segundo o sindicato dos trabalhadores da estatal (Sinpaf), a empresa mantém a contraproposta de reajuste salarial sem ganho real de 5,61%, assim como mantém reajutes irrisórios para as demais cláusulas econômicas. Além disso, não aceita pôr fim às demissões imotivadas e sem processo administrativo e nem promover revisão das exigências do Plano de Cargos da Embrapa (PCE) e da tabela salarial.
Fonte: myspace do artista
////////////////////////////////////////////////


Borbo faz mini-turnê pelo Ceará

O músico paraibano Toninho Borbo tocará em três cidades do Ceará a partir de hoje, 15. Os shows serão no formato power trio, com Fábio Araújo no contrabaixo e Beto Cabeça na bateria, além do Toninho no violão. Todas as apresentações serão nos Centros Culturais Banco do Nordeste. A primeira cidade é a capital Fortaleza, no dia 15, com shows às 12h e 19h. No dia seguinte, eles seguem para o Crato, onde tocam às 20h. E a última apresentação será no dia seguinte em Juazeiro do Norte, às 19h30. A excursão cearense de Toninho mostra o repertório do seu último trabalho Experimental Samba, em fase de pré-lançamento.
*Com informações de Val Costa