segunda-feira, agosto 15, 2011

SFA-PB vai compor comitê gestor da produção integrada da caprinocultura leiteira

Fonte: afe.com.br

Paraíba é o maior produtor nacional de leite de cabra, com 18 mil litros/dia

A Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Paraíba (SFA-PB) está compondo o comitê gestor do Sistema Agropecuário de Produção Integrada de Caprinocultura Leiteira no estado da Paraíba.  Segundo o fiscal federal Antonio Hybernon da Silva, o sistema deve se concentrar na região do Cariri Paraibano.
“A proposta do comitê é definir diretrizes e normas, com a participação de representantes de toda a cadeia produtiva da caprinocultura leiteira local, de forma a incentivar o uso racional dos recursos naturais, com aumento de produção e de produtividade”, explica Hybernon.
Outra iniciativa será a qualificação de técnicos multiplicadores, instrutores e produtores rurais. “Com isso queremos promover a qualidade do leite, agregando valor e competitividade a esse agronegócio, gerando as condições para a avaliação da conformidade dos produtos derivados dessa bacia leiteira”, acrescenta.
Segundo Hybernon, está sendo sugerida ainda a criação de uma central de comercialização do leite de cabras e seus derivados em uma cidade-pólo do Cariri. A Paraíba é o maior produtor brasileiro de leite de cabra, com uma produção diária de cerca de 18 mil litros. Os técnicos da SFA-PB deverão colaborar também na escrituração zootécnica, o que permitirá a rastreabilidade e auditorias para avaliações das conformidades técnicas do leite caprino e seus derivados.
Além da SFA-PB, o comitê será composto pela Embrapa Caprinos e Ovinos, localizada em Sobral (CE), Universidade Federal da Paraíba, a partir do campus de Areia, Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca da Paraíba (Sedap), Emater-PB, Emepa, SEBRAE, Federação da Agricultura  e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO) e Banco do Nordeste.