terça-feira, março 24, 2009

VÂNDALOS DEPREDAM PRAÇA NOVA DO RADIALISTAS


por Dalmo Oliveira e Fabiana Veloso 

      O povo brasileiro ainda precisa percorrer um longo caminho até se tornar um povo cidadão de fato e de direito. Um exemplo dessa deficiência cidadã os moradores do Conjunto dos Radialistas, que fica colado com o Geisel, já podem assistir cotidianamente na praça recém-reformada pela Prefeitura de João Pessoa. Antes mesmo da inauguração oficial do novo espaço público parte dos equipamentos do novo playground já foi roubado. Isso mesmo: roubaram os balanços do parquinho das crianças.

      Alguém, provavelmente, achando-se mais esperto do que todo o restante da comunidade resolveu levar as cadeirinhas do balanço do parque infantil prá casa. “As cadeirinhas não ficaram aí nem uma semana sequer pra que as crianças pudessem usar”, atesta um dos moradores vizinhos da praça, que prefere não se identificar para evitar represálias dos malfeitores. O local sofreu a revitalização que a PMJP vem fazendo em vários bairros da cidade, mas alguns problemas já começam a surgir precocemente.

      Além do desaparecimento das cadeirinhas do balanço, outro “defeito” começa a surgir na obra ainda inacabada: o surgimento de um formigueiro imenso no espaço do jardim central. “Eles deveriam ter eliminado o formigueiro antes de reformarem a praça”, diz a estudante Rosa Almeida, que passou a frequentar a praça depois da reforma.

      Noutras praças reformadas pela prefeitura foi nomeado a figura do curador, um membro da comunidade responsável pela conservação do equipamento comunitário. No Bancários, por exemplo, o músico Kennedy Costa assume a função, promovendo eventos, shows e outras ações de utilização e valoriação para esse tipo de espaço urbano comunitário.

      No caso da praça do Radialistas tem mais um agravante. Por ser historicamente uma área estigmatizada por conta da proximidade a uma comunidade super-carente, o local passou um bom período sendo evitado pelos comunitários, que reclamavam da ação de traficantes e do risco permanente de assaltos.

      Agora, com a revitalização do lugar, com a recuperação da iluminação pública, a reconstrução do passeio público e com a instalação de equipamentos novos, como os parquinhos para a criançada, a praça do Radialistas devolveu aos moradores da região um dos mais caros bens comunitários que é justamente a sociabilidade, onde as pessoas podem circular livremente, com segurança.

      E por falar em segurança, seria recomendável que o local ganhasse um posto permanente da PM, para consolidar de vez a recuperação do espaço dos cidadãos daquele conjunto habitacional e dos bairros circunvizinhos.