quinta-feira, outubro 14, 2010

Atacama’s survivors


Por Dalmo Oliveira











O resgate dos trabalhadores mineiros no deserto de Atacama, na região norte do Chile, se tornou uma das imagens mais marcantes da televisão mundial nos últimos tempos. Não à toa, a cápsula criada para o resgate subterrâneo foi batizada de Fênix.
O efeito que a mídia criou sobre o episódio pode ser comparado ao impacto do milagre que Jesus realizou ao ressuscitar Lázaro, narrado pela Bíblia. Hoje, o “milagre” tem uma razão tecnológica.
A saga dos mineiros chilenos foi exaustivamente acompanhada pela mídia, desde o dia em que o desmoronamento selou a sorte daqueles operários. Os dramas pessoais, a aflição das famílias, a situação psicológica do grupo sepultado vivo. Tudo isso foi se somando para o sucesso de audiência da cobertura midiática sobre o resgate dos soterrados.
O ingrediente tecnológico foi, sem dúvida, o grande diferencial no desdobramento desse caso. A começar pelo contato permanente das equipes de resgate com os mineiros através de celulares, câmeras digitais etc.
Mas o desafio maior realmente foi o de desenvolver, em tempo recorde, um dispositivo seguro, eficaz e eficiente capaz de trazer os mineiros à superfície. Para a construção do dispositivo diversos campos do conhecimento humano foram mobilizados, entre as várias engenharias, geologia e as áreas da saúde.
O socorro aos mineiros chilenos, configurado numa espécie de superelevador, mostrou à humanidade, através da mídia, as enormes capacidades que os homens podem mobilizar para solucionar problemas considerados incontornáveis e irremediáveis.
Algo semelhante ocorrera recentemente no caso do vazamento de petróleo numa plataforma em alto mar no Golfo do México, quando foram gastos vários dias para que uma solução de sucesso fosse enfim encontrada.
Com o avanço tecnológico para a exploração ambiental em vários setores econômicos, a humanidade tem se confrontado, cada vez mais, com desafios impensados pelo capitalismo na atualidade. Os desastres ambientais, decorridos da mega-exploração de recursos ambientais forçam os pesquisadores, técnicos e demais envolvidos nas diversas etapas desses processos a repensarem suas estratégias.
A prevenção de acidentes pode ser a área mais beneficiada e demandada quando fatos como esse no Atacama ocorrem repentinamente. É diante dos mais duros desafios que ocorre de fato a evolução humana. A necessidade de inovação, de adaptação, de inventividade, obrigam-nos a buscar sempre novas soluções, novos rumos para os obstáculos que a vida e a natureza nos oferecem constantemente.
Por isso, a melhor definição para humanidade é sobrevivência.

Nenhum comentário: