quarta-feira, novembro 21, 2018

Hasta luego!

Médicos cubanos iam aonde o povo está 
 Foto: Araquém Alcântara


A retirada dos primeiros cubanos do Programa Mais Médicos no Brasil é um sintoma. Sinaliza a conclusão de uma era em que a solidariedade internacional sucumbe às estratégias indizíveis desta “entidade” chamada Mercado.



O historiador e cientista político camaronês Achille Mbembe poderia até explicar um pouco o que ocorre agora no Brasil: "O capitalismo neoliberal deixou em sua esteira uma multidão de sujeitos destruídos, muitos dos quais estão profundamente convencidos de que seu futuro imediato será uma exposição contínua à violência e à ameaça existencial. Neste contexto, os empreendedores políticos de maior sucesso serão aqueles que falarem de maneira convincente aos perdedores, aos homens e mulheres destruídos pela globalização e pelas suas identidades arruinadas".
Sem que a maioria da população brasileira pudesse sequer opinar, o futuro governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) protagoniza o primeiro grande conflito ideológico internacional, tendo Cuba como alvo de uma campanha anti-esquerdista démodé e ultrapassada, do ponto de vista do pragmatismo necessário à uma diplomacia mundial marcada pelo pós-modernismo tecnológico. O saldo pode ser dramático com graves consequências humanitárias atingindo, principalmente, as populações mais carentes nos rincões mais isolados deste Brasil continental.
Com o retorno dos cubanos, 78 municípios da Paraíba podem ficar sem médicos da rede pública, pelos cálculos da Secretaria de Estado da Saúde. Na Paraíba, pelo menos 129 médicos cubanos trabalhavam pelo programa. Há um alerta especial para a lacuna que os médicos de Cuba deixarão nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), nas comunidades quilombolas e nas comunidades periféricas nos grandes centros urbanos, locais onde, geralmente, médicos brasileiros não se habilitam para trabalhar.
O primeiro conflito de governança da equipe que vai ocupar as principais cadeiras do Planalto Central brasileiro se encaixa perfeitamente na definição que o multiculturalista jamaicano Stuart Hall chamava de “populismo autoritário”, que pode ser classificado também como uma espécie de “autoritarismo liberal”.
A nova era supera as lutas de classes e deve inaugurar novas modalidades de conflitos sociais, alimentados por diversas formas de racismo, ultranacionalismo, preconceitos sexistas, rivalidades étnicas e religiosas, xenofobia, homofobia e outras tensões e animosidades geradas pelo medo e pelo preconceito.
Paraibanos celebram a Palavra
Neste dia 23 de novembro o mundo comemora o Dia da Palavra como Vínculo da Humanidade. Mais de 35 países de vários continentes em ações individuais e institucionais, através de sessões especiais em Academias, artigos e matérias publicadas, declamações de textos poéticos, saraus, encenações teatrais etc. e ações que ocupem as mídias eletrônicas e chamem a atenção do mundo para este que é um dos maiores instrumentos da comunicação humana.
O Museo de la Palabra e a Fundación  César Egido Serrano, ambos situados na região de La Mancha na Espanha, focam suas ações articulando poetas, escritores, acadêmicos etc. para o fortalecimento em nível internacional da palavra como vínculo entre os povos, na luta pela fraternidade e pacificação entre todos os povos e culturas.
Aqui no Brasil, desde 2017, os Embaixadores da Palavra Josafá de Orós, Sander Lee, Thiago Alves, Dalmo Oliveira e Fábio Mozart, realizam ações que levam a palavra ao status de protagonistas dessa filosofia e responsabilidade. Em 2017, várias parcerias foram formadas e programações especiais foram realizadas entre Campina Grande e João Pessoa.
Neste ano de 2018, as programações darão visibilidade a palavra poética como elemento de formação dos sujeitos sensíveis para a conquista de novos lugares no mundo.
Dia 10 de novembro no evento conhecido como Sarau das Sete, evento poético-musical-cênico ocorreu no Jardim Teatro Maria Arly, além da leitura de texto que referenda e reverencia a data, o poeta e embaixador da palavra Josafá de Orós, juntamente com sua filha, bailarina Cecília Poesia, fizeram bela apresentação poético-coreográfica, em homenagem à palavra e a grande poetiza brasileira Cecília Meireles.
Continuando as ações artísticas-culturais alusiva ao Dia Mundial da Palavra, poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba farão estrofes temáticas em louvor a palavra, material que deverá ser apresentado a toda comunidade através de páginas institucionais, individuais, blogues etc.
Noutras parcerias alinhavadas com a Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), faremos no próximo dia 28 de novembro, o Sarauzinho da Palavra. O evento envolve professores e crianças pequenas numa dinâmica que visa sensibilizar esses sujeitos para, através da poesia, aproximá-las da responsabilidade de valorizar a palavra como instrumento de aproximação e parcerias entre e povos e sua cultura.
“Sempre envidaremos esforços em vista de manter o Brasil inserido nessas programações mundiais aproximando instituições, poetas, escritores e artistas de áreas diversas como estratégia de não apenas nos integrar enquanto protagonistas, mas também como maneira de consolidarmos novas formas de resistência contra todos os riscos de cerceamento da liberdade de expressão em nosso país”, disse o embaixador da palavra Josafá de Orós.
O Auto em alta
A coluna registra com alegria o sucesso de mais uma edição do Auto dos Orixás, ocorrida na última terça-feira, 20, no Ponto de Cem Réis. O espetáculo ao ar livre, que já entrou para o calendário cultural de João Pessoa, é, na definição de uma admiradora do evento, “um esplendor da criação do multicultural artista plástico Nai Gomes”. Esse ano, além do espetáculo em si, o Ateliê Multicultural agregou ainda a “FEIRA INTERCULTURAL: Celebrando o amor entre todos os seres”, que aconteceu durante o dia inteiro no largo do Cem Réis. O Auto dos Orixás, no entanto, precisa agora, avançar para uma dimensão logística semelhante àquelas disponibilizada para o evento da Paixão de Cristo. Ontem, com o espetáculo rolando no solo da praça e com a plateia em pé, no mesmo nível dos atores e figurantes, a apresentação ficou prejudicada.

Nenhum comentário: