Conselheiros são guardiões de crianças em situação de risco | Foto: Dalmo Oliveira |
Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sandro Gomez, o crescimento da população de João Pessoa demandou a implantação de dois novos conselhos, no Cristo Redentor e no Valentina de Figueiredo.
Após a inscrição de 117 candidatos, apenas 46 foram habilitados para concorrerem às vagas. De acordo com Gomez, só podem concorrer pessoas quem tenham atuação comprovada junto a alguma organização de defesa dos direitos da criança e do adolescente regularmente inscrita no CMDCA.
A eleição acontece das 8h às 17h do dia 4 de outubro e os locais de votação podem ser conferidos no site da Prefeitura de João Pessoa. Tem direito a votar todo cidadão com mais de 16 anos com inscrição eleitoral baseada em João Pessoa e o voto é facultativo.
Segundo Fábio Mozart, coordenador de comunicação da ONG Sociedade Cultural Posse Nova República, que atua na zona sul da cidade, no bairro do ex-ditador Ernesto Geisel, a eleição para conselheiros tutelares é mais importante do que as eleições para vereador e prefeito, porque envolve de perto os destinos das crianças e da juventude nas comunidades.
Ele diz que a entidade recomenda a votação em Verônica Silva de Oliveira, na Região Mangabeira; Maria de Lourdes Farias (Malu), na Região Norte e em Ricardson da Silva Dias, na Região Sul.
Verônica tem uma militância antiga nos movimentos sociais na região dos Bancários, Timbó e adjacências. Malu é ativista antiga do movimento negro e ensina capoeira há mais de duas décadas na região do Róger, Varadouro, Tambiá e Cidade Baixa. Ricardson Dias é militante do movimento de rádios comunitárias e tem uma inserção social reconhecida na Região do Jardim Veneza, Bairro das Indústrias, Oitizeiros, Funcionários e adjacências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário