segunda-feira, maio 23, 2016

Conselho dá posse a novos membros para controle social na Saúde

Solenidade ocorreu na Secretaria de Saúde | Fotos: Mazinho Gomes
O Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa (CMS-JP) empossou nesta segunda-feira, 23, seu novo colegiado e uma nova Mesa Diretora, que conta com a presença do jornalista Dalmo Oliveira como vice-presidente. “Nossa intenção é de aprimorar o trabalho que a companheira Sônia Lacerda iniciou há quase dois anos, com muita competência e coragem”, disse o ativista durante a cerimônia de posse, ocorrida no auditório do órgão, no Bairro da Torre.




Sônia Lacerda com Dalmo Oliveira: defesa intransigente do SUS
Ele acrescentou que pretende defender os direitos das pessoas que sofrem da doença falciforme e de outras hemoglobinopatias. “Mas nosso compromisso se estende também para o campo da saúde da população negra pessoense. Hoje somos maioria, segundo os dados do IBGE, mas políticas de saúde pública para essa população ainda são negligenciadas e vamos corrigir essa injustiça”, comentou o ativista.

Dalmo pretende fomentar a criação do Fórum de Usuários do SUS em João Pessoa, uma articulação da sociedade civil que deve agregar todas as instituições e ONGs que atuam ou queiram atuar dentro do CMS-JP. “Esse fórum já ocorre em diversas cidades brasileiras e precisamos fazer com que ele se viabilize também aqui na nossa Capital, para podermos defender de forma mais organizada nossos direitos, fiscalizar a aplicação dos nossos impostos na área da Saúde e contribuir de maneira mais autônoma com o controle social do SUS”, disse.
Em pé: o novo presidente Jailson Silva e primeiro-secretário, Padre Egídio Cavalcanti;
sentados: Niedja Siqueira, representante da Secretaria, Dalmo e Carol Vieira, segunda-secretária


A próxima reunião do CMS-JP está agendada para ocorrer às 9 horas no auditório do Conselho, que fica dentro da Secretaria de Saúde, na avenida Júlia Freire. “Nossas reuniões são públicas e abertas e qualquer cidadão pode acompanhar nossos trabalhos”, avisa o jornalista.

Nenhum comentário: