terça-feira, agosto 31, 2021

Embrapa amplia conservação de recursos genéticos vegetais no campo

 Marília Burle é a convidada do mais novo episódio do Terra & Alimento. Ela lidera o projeto em rede Conservaln que integra várias iniciativas no Brasil sobre essa temática.


Burle conta para nossos ouvintes como essa iniciativa da Embrapa se articula com as redes de guardiões de sementes, tendo como plataforma institucional o Sistema de Curadorias de Germoplasma da Embrapa, criado há mais de três décadas.


No início de agosto, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia coordenou o primeiro  workshop de acompanhamento do projeto Conservação in situ/on farm de recursos genéticos vegetais e integração com a conservação ex situ.


Na conversa com o jornalista Dalmo Oliveira, Marília Burle revelou que a expectativa é fortalecer a conservação da riqueza vegetal na biodiversidade do Brasil. O projeto pretende também ampliar a interação com a conservação desses recursos genéticos vegetais nos chamados “bancos de germoplasma” realizada nos laboratórios da Embrapa.


Marília destaca o fato de o projeto contar com a participação de 19 Unidades, preservando diferentes culturas e espécies. A iniciativa de pesquisa em rede tem ainda lideranças da Embrapa Clima Temperado (no Rio Grande do Sul) e da Embrapa Alimentos e Territórios (em Alagoas).


Nenhum comentário: