segunda-feira, maio 02, 2016

Pré-candidatos do PT mostram diversidade para eleições de outubro

Chapa proporcional do PT dialoga estratégias iniciais | Fotos: Fabiana Veloso
Trinta e dois pré-candidatos a vereador na cidade de João Pessoa, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), se reuniram com o pré-candidato a prefeito, Professor Charliton Machado, na manhã desta segunda-feira, 02, na sede da agremiação. O encontro teve o intuito de repassar as orientações iniciais e de promover maior integração entre os membros da chapa proporcional. “Quem está aqui é porque não tem medo de enfrentar as dificuldades que a atual conjuntura nos apresenta”, disse Machado na abertura do evento.



Chico Ramalho, Padre Júnior, Nildo e Dalmo: resistência petista
A marca da diversidade ficou evidenciada quando os pré-candidatos foram se auto-apresentando para o grupo. Gente da cultura, como o vereador Fuba; religiosos, como padre Júnior e Mariah Marques, do movimento das religiões de matriz africana; sindicalistas como Marcos Henriques, do Sindicato dos Bancários; professores como Mendes, Adelaide, Renan Palmeira e Marcos Melo; líderes comunitários como Nildo Andrade, Ulisses do Grotão e Guido de Mangabeira; comunicadores como Dalmo Oliveira; policiais como Sargento Pereira e Cabo Galdino; representantes do Movimento da Juventude, como Joyce Aguiar; desportistas como Pelé e Costa Sobrinho; pessoas com deficiência como Ricardo Oliveira, entre outros.

Pré-candidatas trazem o olhar feminino para política partidária
Para alguns analistas da cena política local, a chapa proporcional do PT em João Pessoa possui um perfil muito próximo às candidaturas que o partido apresentava no início de sua trajetória na capital paraibana. “São candidaturas muito vinculadas aos movimentos sociais e a diversos setores da sociedade civil organizada, onde estão contempladas representações LGBTs, das mulheres, dos negros, dos movimentos de bairros, de educadores, do pessoal da Cultura e dos sindicatos”, avalia Jackson Macedo, da direção do partido.

Pré-candidatos do PT puderam estreitar laços e discutir campanha eleitoral
“É um momento complexo, tanto para os pré-candidatos, quanto para os eleitores, mas o PT vai mostrar à população pessoense que não perdeu suas origens vindas do povo. O partido passou por uma depuração e agora teremos condições de retomar o programa popular, sem compor com partidos da Direita, nem com os golpistas de plantão. A grande diferença do nosso partido é seu vinculo orgânico com os movimentos sociais, com as comunidades, com os trabalhadores organizados em seus sindicatos e com os segmentos mais progressistas da nossa sociedade. Temos um novo contexto político e isso representa uma excelente oportunidade para aqueles e aquelas que nunca abandonaram as idéias mais revolucionárias que dão a base ideológica do PT”, avalia o pré-candidato e jornalista Dalmo Oliveira.

Professor Charliton Machado disse que PT defenderá direito à cidade para os pessoenses
A advogada Anilze Castilho, que vai atuar como assessora jurídica do PT nas eleições vindouras, repassou algumas informações básicas para os pré-candidatos. Ela chamou atenção, especialmente, para o item do financiamento, lembrando que não será permitida doação de pessoas jurídicas. Os pré-candidatos já podem iniciar contatos com suas bases eleitorais, mas não podem pedir voto, inclusive pela internet e nas redes sociais. “Os materiais publicitários não podem ter número nem slogans, e os carros não poderão ser envelopados como ocorria anteriormente”, disse.
Para além da cota: mulheres discutiram com a direção do PT

15 de maio será a data-limite do partido para definir as pré-candidaturas para vereadores, que no caso do PT pode chegar até 41. A convenção partidária que homologará internamente a lista definitiva dos candidatos está pré-agendada para o dia 5 de agosto. As inscrições de chapas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverão ocorrer até o dia 15 de agosto.


Segundo Éder Dantas, da coordenação de campanha do PT-JP, os eventos intitulados “Dialoga João Pessoa” deverão ter continuidade nos próximos dias, abordando as temáticas da Educação e da Mobilidade Humana. “Estamos iniciando também a organização de caravanas nos bairros, para popularizar nossas candidaturas nas suas bases e contatar as lideranças comunitárias”, disse.