RADIOWEB ZUMBI DOS PALMARES

segunda-feira, novembro 07, 2016

AGRICULTURA ORGÂNICA TEM PRIMEIRO ENCONTRO NA PB


Orgânicos na Paraíba em debate
A Comissão Estadual de Orgânicos da Paraíba realiza nesta terça e quarta-feira, 08 e 09, I o primeiro Encontro Estadual das unidades produtoras. O evento acontece no Centro Diocesano de Pastoral Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.



Segundo Lúcia Helena Araújo, da comissão organizadora do evento, os principais objetivos são promover o intercâmbio das experiências de Organizações de Controle Social (OCs) e dos Sistemas Participativos de Garantia (SPG); Construir visão compartilhada sobre a realidade e desafios das Experiências de Comercialização na Paraíba; Apresentar e refletir sobre a estrutura da Comissão Estadual de Produção Orgânica da Paraíba (CPorg\PB) e estratégias de fortalecimento da Agricultura Familiar; Socializar pesquisas sobre o Processo de Certificação Participativa.
“O encontro deverá reunir mais de 60 participantes, dos quais 15 são associações de produtores. Os produtores atuam de forma individual e cooperativada e toda a produção, antes da comercialização, dos os produtos são certificados por um Sistema Participativo de Garantia (SPG)”, comenta Lúcia Helena, pesquisadora vinculada ao Departamento de Produção Agropecuária (DEPDAG) da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura (MAPA).
A Paraíba possui uma produção de orgânicos mais significativa na região da Borborema, principalmente concentrada em hortifruticulturas de base familiar. Uma boa parte dessa produção ocorre nas áreas de assentamentos da Reforma Agrária.
O evento vai discutir também os principais gargalos da produção de orgânicos na Paraíba, com  destaque para a questão do abastecimento de água na região semi-árida.
////////////////////////////

Nenhum comentário: